terça-feira, 15 de maio de 2012

Aparelho Urinário

                          Aparelho urinário

    O Aparelho urinário ou sistema urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.Os materiais inúteis ou prejudiciais ao funcionamento do organismo, não são assimilados, sendo assim eliminados.Os materiais desnecessários ao funcionamento do corpo humano e por ele expelidos não são iguais.As células produzem muitos resíduos que são produtos das atividades das células e que devem ser eliminados (excretados) do organismo, além de substâncias que estão em excesso no sangue. A eliminação de água é necessária seja porque as substâncias de rejeição estão dissolvidas no plasma, que é constituído, na sua maior parte, de água, seja porque também a quantidade de água presente no sangue e nos tecidos deve ser mantida constante. Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através:

                                                                                                                


Formação da Urina
Os tecidos recebem do sangue as substâncias nutritivas. Os compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição devem ser eliminadas do organismo evitando assim a intoxicação:
1.     Os rins, que filtram o sangue e são os verdadeiros órgãos ativos no trabalho de seleção das substâncias de rejeição
2.     Dos bacinetes renais com os respectivos ureteres,a urina passa a bexiga, que é o reservatório da urina
3.     Da uretra a urina é excretada do organismo.
O Nefrón e a unidade funcional do Rim
.Os glomérulos apresentam uma pressão hidrostática alta e todo o glomérulo esta envolvido pela cápsula de Bowman.O liquido filtrado dos capilares glomérulares flui para o interior da cápsula de Bowman e dai para o interior do túbulo proximal. A mácula densa tem um papel importante na função do néfron.Depois da mácula densa o entra no liquido túbulo distal, que como o túbulo proximal, situa-se no córtex renal.Este é seguido pelo túbulo conector e o túbulo coletor cortical, que leva ao ao ductor coletor cortical.Os ductor coletores se unem para forma ductos progressivamente maiores que se esvaziam na pelve renal atraves das papilas renais. A principal função do sisitema urinário é produzir e eliminar a urina do corpo, o rim tem 12 cm de comprimento, cor vermelho-escuro, a quantidade de urina eliminada por dia é de 1L a 1,5L

Dopagem bioquímica

Dopagem bioquímica ou simplesmente dopagem (em inglês, doping), quando não houver possibilidade de confusão ou pelo uso no domínio específico ou restrito da medicina desportiva, é a utilização de substâncias proibidas no esporte que podem tornar o atleta mais forte e mais rápido sendo considerado uma espécie de trapaça e sendo proibido em torneios e campeonatos, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta, humano ou animal. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no esporte, provendo-lhes vantagens competitivas desleais, pois desiguais, em relação aos demais que delas não se utilizam.

Substâncias avaliadas em exames de dopagem

As substâncias as seguintes classes farmacológicas:

Exame antidopagem nas Olimpíadas

Os vencedores das provas individuais e alguns atletas de equipes coletivas, indicados por sorteio, são obrigados a permitir a análise da sua urina para que se proceda ao controle de dopagem (exame antidoping). A lei também permite a convocação de outros atletas sob suspeita.
O exame de sangue seria muito mais eficiente no controle antidopagem, mas não é permitido pelo Comitê Olímpico Internacional. A entidade teme o protesto de alguns países, que alegaram motivos religiosos para evitar que seus atletas tirem sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário